quinta-feira, 29 de julho de 2010

GRÃO DE AMOR

Me deixe sim
Mas só se for
Pra ir ali
E pra voltar.

Me deixe sim
Meu grão de amor
Mas nunca deixe
De me amar

Agora as noites são tão longas
No escuro eu penso em te encontrar
Me deixe só
Até a hora de voltar

Me esqueça sim
Pra não sofrer
Pra não chorar
Pra não sentir

Me esqueça sim
Que eu quero ver
Você tentar
Sem conseguir

A cama agora está tão fria
Ainda sinto o seu calor
Me esqueça sim
Mas nunca esqueça o meu amor

É só você que vem
No meu cantar meu bem
É só pensar que vem
Lá ra ra ra

Me cobre mil telefonemas
Depois me cubra de paixão
Me pegue bem
Misture alma e coração

Marisa Monte

terça-feira, 27 de julho de 2010

- Mãe, por que as pessoas brigam tanto? Por que nas novelas existem tantos problemas, tantos desencontros? Por que os casais que se amam não ficam juntos e pronto?
- A vida não é simples assim. Não é ficar bem e simplesmente ser feliz, tudo depende das circunstâncias.
- Mas mãe, se um casal se ama, não é só ficar junto e ser feliz?
- Nem tudo é como a gente pensa, nem tudo é simples como uma criança pode pensar ser.
- É siiim, a dificuldade as pessoas que estabelecem. Tudo é simples, é só fazer ser simples.

Quando a hora já passou, não adianta. Não adianta correr atrás, não adianta oferecer e fazer tudo que um dia você deixou de fazer. O mistério é aproveitar o momento, seja ele planejado ou não, apenas viva, faça, e se for preciso refaça, só não deixe para amanhã. Não espera o tempo passar, não espera que tudo mude, e que todos fiquem contra. Não espera que o favorável mude de ideia, e principalmente, não ache que simplesmente quando há amor, há falta de razão.. o coração, também age pela razão, também cansa de sofrer, também tem orgulho próprio, e ele, como nós, também tem medo do que representa riscos, do perigoso, do obscuro.
Faça promessas, mas na hora certa, não deixa para fazer agora.
Hoje, o que era para ontem, já não tem o mesmo valor!
As vezes amar é esperar, é aceitar que o outro seja feliz, ou tente, ou ao menos tenha seu tempo, seu espaço, seu momento.. Amar muitas vezes é respeitar o outro, é lembrar que um dia já foi respeitado, que um dia já foi esperado e que continua sendo. Agora pode não ser o momento, amanhã talvez, mas Deus sabe, e eu sei, que nada é por acaso.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

"Não, meu bem, não adianta bancar o distante: lá vem o amor nos dilacerar de novo..."

- Caio F. Abreu
"Não vou perguntar porque você voltou, acho que nem mesmo você sabe...Eu também não queria perguntar, pensei que só no silêncio fosse possível construir uma compreensão, mas não é, sei que não é, você também sabe, pelo menos por enquanto, talvez não se tenha ainda atingido o ponto em que um silêncio basta? É preciso encher o vazio de palavras, ainda que seja tudo incompreensão? Só vou perguntar porque você se foi, se sabia que haveria uma distância, e que na distância a gente perde ou esquece tudo aquilo que construiu junto. E esquece sabendo que está esquecendo... "

- Caio F. Abreu

terça-feira, 6 de julho de 2010


E aquele momento vai ficar para sempre
Se for contar, parece muito tempo
Exclusivamente naquele instante, o relógio esqueceu de andar
O vento parou
As minúsculas moléculas pareciam nem existir
As minhas pernas perderam o movimento
O meu pulmão parecia não querer trabalhar
Toda a minha estrutura foi ao chão...
Hoje eu vejo o que eu nunca esperava ver
Meu coração apertado custa acreditar
Mas eu vi
Eu presenciei
E não há dúvidas
É difícil..
A única forma de encarar com mais naturalidade é adotar a seguinte frase:
Errar é humano

Todos os verbos


Amar é profundo
E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo

Saudade é despedida

Mas amar é profundo
E nele sempre cabem de vez
Todos os verbos do mundo
O link abaixo é um clipe do Michael Jackson com a música 'Earth Song' (1996), que foi censurado nos Estados Unidos, o país que mais consome tecnologia, mais produz lixo eletrônico, e um dos maiores responsáveis pela poluíção do planeta.
A letra trata assuntos como o desmatamento, sobrepesca, poluíção...


Pior que conquistar a confiança de alguém, é perde-la em apenas um segundo
Pior que ver o seu sonho na sua frente, é não conseguir tocá-lo
Pior que ter certeza do certo, é ver que ele, muitas vezes, pode ser relativo, maleável...
Um exemplo para vida toda
Uma marca que ficará para sempre
Uma decepção
Um exemplo que se quebra, morre, desintegra
Nada melhor que bater de frente com um obstáculo, ver a realidade e descobrir que contos de fadas não são nada mais que páginas velhas de um livro infantil.

domingo, 27 de junho de 2010

Queria poder te dar muito mais que você tem, te oferecer toda estabilidade..

Me fazer simples, pra me tornar clara pra você..

Te fazer entender tudo o que está aqui dentro e que por algum motivo não consigo transparecer...

Mas embora pareça difícil garantir tudo isso, nos mais puros gestos, de alguma forma ou de outra, te digo e te proporciono muito mais.

Aprenda a ler as entrelinhas do meu sorriso, a enxergar o que os meus olhos realmente querem te mostrar, olhe e veja não só o material, mas tudo o que te rodeia, tudo que embora não seja concreto, existe e proporciona a harmonia que torna os nossos momentos perfeitos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Preconceito

O preconceito é uma coisa muito engraçada, todo mundo fala que não tem, mas na hora H, tudo é diferente. Falar, julgar, argumentar sobre um assunto sem nem mesmo ter base teórica é como descrever algo sem nunca ter visto.

Aí nos perguntamos, prejulgar pessoas depende só de nós mesmos ou é questão histórica ou influência familiar?

Pois bem, se pensarmos nos negros e analisar o aspecto histórico, ao invés de ter aversão a eles, deveriam respeitá-los e deixar de lado essa questão de cor de pele, insignificante diante do que eles fizeram para nós e passarmos a valorizar mais o que as pessoas realmente são... O caráter hoje é até esquecido quando as pessoas já se afastam devido ao preconceito.

O trabalho de sol a sol, durante todo o tempo, servindo e sendo humilhado, sob condições subumanas, ao invés de construir uma imagem positiva, só afastou os negros, de uma realidade em que todos são iguais e devem ter as mesmas condições de vida, com oportunidades de empregos e salários semelhantes.

Diante desses fatos, não resta dúvida que apesar da história ter criado uma barreira entre os negros e brancos, hoje é burrice permanecer sustentando este muro que só trás prejuízos.

Alguns adultos e jovens já levam essa ideia como sendo a realidade de hoje, porém, nem todos são assim.

Achei curioso, que ao assistir uma Palestra do Gabriel O Pensador, ele relatou que ao gravar uma música que envolve justamente o tema preconceito, ele recebeu uma carta que dizia assim:

Gabriel,

Meus pais são racistas, mas eu não quero ser!

E após ouvir essa única frase eu pensei: Será o preconceito passado de geração a geração? Será que ao educar, os pais também ensinam que os filhos só podem brincar com os amiguinhos brancos? Será que ao passar de carro na rua, uma criança vai ignorar um menino negro só porque seus pais passam sem mesmo olhar para o lado?

Esse jovem, ao enviar a carta mostrou que apesar dos seus pais serem preconceituosos, ele iria lutar, para que pudesse ter uma postura diferente à adotada por eles.

E é lutando contra as barreiras impostas pela sociedade, que vamos conseguir mudar e assim construir um mundo que vai valorizar a pessoa pelo que ela é no seu interior, não mais pelas suas características físicas.

Cidadão



Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição, era quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
"Tu tá aí admirado ou tá querendo roubar"
Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento, ajudei a rebocar
Minha filha inocente veio pra mim toda contente
"Pai vou me matricular"
Mas me diz um cidadão:
"Criança de pé no chão aqui não pode estudar"
Essa dor doeu mais forte
Porque que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava, mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a colher
Tá vendo aquela igreja moço, onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo, enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá foi que valeu a pena, tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar

Foi lá que Cristo me disse:
"Rapaz deixe de tolice, não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra, não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas e na maioria das casas
Eu também não posso entrar"

Zé Ramalho

quarta-feira, 17 de março de 2010

E tudo parece mais claro depois de uma noite de sono. Costumo dizer que dormir é como se libertar de tudo aquilo que nos atormenta, isso quando conseguimos desligar-se das coisas ao redor.
Às vezes, a preocupação causa efeitos colaterais... Afetando inclusive as noites de sono.
Mas por incrível que pareça, depois de tantos pensamentos que bombardeavam a minha cabeça, meu corpo se rendeu ao cansaço e a paz reinou, mesmo que por algumas horas em mim.
Solução não encontrei, mas amanheci mais sensata e propícia a tomar decisões sem o arrependimento como consequência.

terça-feira, 16 de março de 2010

A minha TV tá louca



A minha tv não se conteve
Atrevida passou a ter vida
Olhando pra mim.
Assistindo a todos os meus segredos, minhas parcerias, dúvidas, medos,
Minha tv não obedece.
Não quer mais passar novela, sonha um dia em ser janela e não quer mais ficar no ar.
Não quer papo com a antena nem saber se vale a pena ver de novo tudo que já vi.
Vi.
A minha TV não se esquece nem do preço nem da prece que faço pra mesma funcionar.
Me disse que se rende a internet em suma não se submete a nada pra me informar.
Não quis mais saber de festa não pensou em ser honesta funcionando quando precisei.
A notícia que esperava consegui na madrugada num site, flick, blog, fotolog que acessei.
A minha TV tá louca, me mandou calar a boca e não tirar a bunda do sofá.
Mas eu sou facinho de marré-de-sí, se a maré subir eu vou me levantar.
Não quero saber se é a cabo nem se minha assinatura vai mudar tudo que aprendi,
triste o fim do seriado, um bocado magoado sem saber o que será de mim.
Ela não SAP quem eu sou,
Ela não fala a minha língua.
Não.
"Pô tô cansado de toda essa merda que eles mostram na televisão todo dia mano, não aguento mais, é foda!"
Manda bala Fernando...
Enquanto pessoas perguntam por que, outras pessoas perguntam por que não?
Até porque não acredito no que é dito, no que é visto.
Acesso é poder e o poder é a informação.
Qualquer palavra satisfaz.
A garota, o rapaz e a paz quem traz, tanto faz.
O valor é temporário, o amor imaginário e a festa é um perjúrio.
Um minuto de silêncio é um minuto reservado de murmúrio, de anestesia.
O sistema é nervoso e te acalma com a programação do dia, com a narrativa.
A vida ingrata de quem acha que é notícia, de quem acha que é momento, na tua tela querem ensinar a fazer comida uma nação que não tem ovo na panela que não tem gesto, quem tem medo assimila toda forma de expressão como protesto.
Falou e disse...Num passado remoto perdi meu controle...
Num passado remoto perdi meu controle...Num passado remoto...
Era vida em preto e branco, quase nunca colorida reprisando coisas que não fiz, finalmente se acabando feito longa, feito curta que termina com final feliz..

Ela não SAP quem eu sou, Ela não fala a minha língua.
Ela não SAP quem eu sou, Ela não fala a minha língua.
Ela não SAP quem eu sou, Ela não fala a minha língua.
Ela não SAP quem eu sou, Ela não fala a minha língua.
Eu não sei se pay-per-view ou se quem viu tudo fui eu.

A minha tv tá louca.
Teatro Mágico

O fantasma seu que me atormenta



E o seu fantasma me persegue até quando estou dormindo, às vezes perco o sono porque ele está alí, me olhando dormir e como todos sabem, se alguém olhar fixo pra você por alguns instantes, é quase impossível não olhar pra a direção dos olhos de quem te vigia.
E agora eu vejo que o único tempo só meu, já nem me pertence mais...
Suas sombras estão por toda a parte e onde eu vou eu sinto, aquele cheiro que é só seu, a presença que só você tem, a lembrança de cada momento vivido ao seu lado e o desejo de tê-la novamente comigo.
Mas ao mesmo tempo que te desejo, te repulso. Então te pergunto: Quem vive assim?!
Como te prometer amor eterno se não me conheço e mal sei o que tenho traçado pro meu futuro?
Eu que sempre vivi em constantes mudanças, sempre fui tão errante, às vezes me vejo guiada pelo desejo de um momento e os sentimentos que vivem em mim se confundem, como uma gota de água ao cair numa superfície molhada.
E você só sabe cobrar, pede uma postura que eu não sei se posso ter...
Tomar decisões agora, são as únicas ações que eu não tenho segurança pra fazer.
Não posso de dizer sim, se na verdade aqui dentro, meu coração medroso diz não!

Manipulação de Massa

Manipular pessoas, opiniões e direcioná-las para um determinado ponto de vista é mais fácil que tirar doce da boca de criança.
As pessoas estão mais vulneráveis, sem censo crítico e por isso mesmo, saem acreditando em tudo que qualquer bacana fala na televisão.
Há determinados programas que não precisam nem falar duas vezes a mesma mentira, apenas a metade da primeira e todos cegamente acreditam e tomam aquela informação como verdade absoluta, sem mesmo ter um conhecimento prévio.
A verdade é que, os meios de comunicação ganharam tanta força, tanto poder, que a pior mentira é taxada como a melhor verdade.
Os mecanismos mediadores funcionam como vendas nos olhos daqueles que não tem discernimento para definir até onde vai a informação e onde começa o sensacionalismo e a manipulação.
O link abaixo é de um audiovisual "Manipulação de Massa" que trata deste assunto de uma forma descontraída, mostrando como é fácil direcionar informações expostas pelas fontes de acordo com objetivo traçado pela empresa.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Distância.


Distância. Inicialmente uma palavra simples, sem muito peso, que segundo o dicionário é apenas um espaço entre dois pontos, lugares, países e PESSOAS. Sim, quem nunca viveu este drama? A distância entre duas ruas, dois bairros, duas cidades, dois estados ou até mesmo dois países. E quem sabe lidar com essa ‘palavra sentimento’?! Como viver com essa vontade, com esse querer fazer uma coisa, mas que com um passo apenas à frente, nos deparamos com grades, prisões simbólicas, que impedem de estarmos onde e quando queremos?

Um dia vai ser

Um dia vai ser
Pelos caminhos que ando
Um dia vai ser
Só não sei quando.

Paulo Leminski

Desculpa.


"Te olho nos olhos e você reclama
Que te olho muito profundamente.
Desculpa,
Tudo que vivi foi profundamente.
Eu te ensinei quem sou,
E você foi me tirando,
Os espaços entre os abraços,
Guarda-me apenas uma fresta.
Eu que sempre fui livre,
Não importava o que os outros dissessem.
Até onde posso ir para te resgatar?
Reclama de mim,
como se houvesse a possibilidade
De me inventar de novo.
Desculpa...
Se te olho profundamente,
Rente à pele...
A ponto de ver seus ancestrais
Nos seus traços.
A ponto de ver a estrada
Muito antes dos seus passos.
Eu não vou separar as minhas vitórias
Dos meus fracassos!
Eu não vou renunciar a mim;
Nenhuma parte,
nenhum pedaço
do meu ser vibrante,
Errante,
Sujo,
Livre,
Quente...
Eu quero estar viva e
permanecer
Te olhando profundamente."

Fabrício Carpinejar e Ana Carolina

Patience

Toda a manhã é a mesma história, a promessa de dias melhores. Mais tolerantes, pacientes e repletos de crescimento e respeito ao próximo. Um dia de paz, um dia a mais, com menos passividade. E é só levantar que todos aqueles pensamentos, promessas e blá blá blás ditos nos silêncios das mentes se tornam em vão, basta um tropeço no pé da cama, o café que derrama sobre a mesa, um bom dia não respondido... Ações simples que podem acontecer com todas as pessoas, mas determinantes para o correr bem do dia. E depois disso, tudo faz parte de um efeito dominó, cada ação não programada pode ser causadora de um verdadeiro ciclone na vida das pessoas, desarmonizando e causando prejuízos irreversíveis. E onde foi parar toda a paz, e tolerância matutina? A paciência é virtude rara, que todos devem alcançar. Então, leve essa causa a diante!

"All we need is just a little patience..."

domingo, 14 de março de 2010

Tudo é nada


E tudo parece nada, quando o assunto é sentimento. As pessoas estão cada vez mais frias, mais racionais, sem vida. Diariamente, só o que importa é o ‘valioso’, o que vá trazer um retorno imediato. O amor, o sentimentalismo, já não tem. Os abraços e os beijos são coisas chulas, que em qualquer micareta são distribuídas, nua e crua, apenas para preencher o momento. E o tudo, virou nada... O que traduziam os sentimentos mais profundos permanecem, porém, como as mãos dos que partem, vazias e frias.